Pular para o conteúdo principal

A famosa e desejada ... Thera band

                               O que é thera band?

As faixas elásticas mais conhecidas como thera band, são normalmente usados pelos fisioterapeutas para ajudar à principalmente a bailarinos a se recuperarem de lesões que podem ter temporareamente deixar o bailarino "sem forças" para dançar, no caso das bailarinas nas ponta. Porém, não há necessidade de lesionar alguma parte do corpo para que possa tirar proveitos dessas faixas. Muitos bailarinos tiram uma parte do seu dia (seja vendo tv, ou o que for...) para praticar alguns exercícios e assim já evitar possíveis lesões. 
                                
                        Como "funciona"?
A thera-band é mais utilizada para que aja a criação da resistência em alguns exercicios, que ajudam a aumentar a força de alguns grupos musculares que são trabalhados perante os exercícios, alem de ajudar também na flexibilidade e coordernação motora.
                       
                      A diferença de cores entre as faixar tem diferença?

    Sim, tem!    A faixa não pode ser nem fraca e nem forte demais, tem que ser ideal para você.
Para iniciantes:  Geralmente se inicia usando a faixa verde ou a vermelha. 
Para mais avançados:  Geralmente a azul ou a preta.
Obs.:  Você ganha mais fazendo poucas repetições sendo lentas do que muitas rápidas.
                São usadas geralmente para:
  • Aumenta o nível de força.
  • Auxilia na recuperação de lesões 
  • Nos alongamentos


                  Exercícios com as faixas elásticas:

      Flexionar e esticar: 

Trabalha juntamente com os estabilizadores dos tornozelos, reforça o arco dos pés e os dedos e estica o tendão de aquiles.


  1. Se sente com as duas perna bem esticadas em posição paralela (nem para dentro e nem para fora) à sua frente. E posicione a thera band em baixo dos dedos dos pés. 
  2. Comece com o pé flexionado. Mas segure a faixa de forma que os braços fiquem firmes e mantenha a tensão contida. É normal os calcanhares levantarem.
  3. Depois vá esticando o pé passando sempre pela meia-ponta e depois esticando os dedos. Segure cerca de três segundo e depois repita. 


(Não achei nenhuma imagem que representasse bem, então, é simples, depois de fazer como na imagem acima, estique lentamente.)
  • Flexionar e relaxar 
Trabalha os estabilizadores do tornozelo, fortalece os músculos flexores do tornozelo, ajuda a prevenir dores na região das canelas.
  1. Comesse com o pé relaxado. Mantenha a faixa num plano horizontal do pé, pois se deixar acima dos dedos, pode acabar torcendo para dentro. Mantenha uma tensão contante com os braços firmes, assim como no exercício anterior e também com seus respectivos tempos.
  2. Lentamente, flexione o tornozelo. Segure por três segundinhos e volte a posição de inicio. Repita.
(Não achei imagens com boa qualidade)
 

Nesse vídeo podem achar mais alguns exercícios:
        - Link 
       
                                                                        Beijos ... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessórios de dança Collant, sapatilha e coque são obrigatórios numa aula de ballet. Mas acho que todas nós, bailarinas, adoramos usar acessórios, certo? Atendendo a um pedido bem antigo, hoje falarei sobre algumas das peças que podemos investir para tornar nosso uniforme mais divertido. Meia calça e polaina:  meia calça é fundamental! Na minha academia é item obrigatório. Acho bastante feio bailarina que não a usa. Não é importante apenas pelo lado estético; a meia calça protege mais os pés em relação a ponta (acho super desconfortável usar sapatilhas sem meia calça!) e mantém as pernas mais aquecidas. Já a polaina pode ser um item opcional se você usa a meia calça. Eu as usava em dia de aulas mais longas e cansativas. Muitas pessoas dizem que elas aquecem bem as pernas, e até podem evitar lesões. Além desses benefícios, elas não são umas graças? Saias:  particularmente, adoro saias de ballet. Essa peça é bastante delicada, ainda mais quando é transparente, como nas fotos ao lado. Al

Dança a Carater

Algo para quem não sabe muito sobre dança a carater: As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho. Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (: