Pular para o conteúdo principal

A famosa e desejada ... Thera band

                               O que é thera band?

As faixas elásticas mais conhecidas como thera band, são normalmente usados pelos fisioterapeutas para ajudar à principalmente a bailarinos a se recuperarem de lesões que podem ter temporareamente deixar o bailarino "sem forças" para dançar, no caso das bailarinas nas ponta. Porém, não há necessidade de lesionar alguma parte do corpo para que possa tirar proveitos dessas faixas. Muitos bailarinos tiram uma parte do seu dia (seja vendo tv, ou o que for...) para praticar alguns exercícios e assim já evitar possíveis lesões. 
                                
                        Como "funciona"?
A thera-band é mais utilizada para que aja a criação da resistência em alguns exercicios, que ajudam a aumentar a força de alguns grupos musculares que são trabalhados perante os exercícios, alem de ajudar também na flexibilidade e coordernação motora.
                       
                      A diferença de cores entre as faixar tem diferença?

    Sim, tem!    A faixa não pode ser nem fraca e nem forte demais, tem que ser ideal para você.
Para iniciantes:  Geralmente se inicia usando a faixa verde ou a vermelha. 
Para mais avançados:  Geralmente a azul ou a preta.
Obs.:  Você ganha mais fazendo poucas repetições sendo lentas do que muitas rápidas.
                São usadas geralmente para:
  • Aumenta o nível de força.
  • Auxilia na recuperação de lesões 
  • Nos alongamentos


                  Exercícios com as faixas elásticas:

      Flexionar e esticar: 

Trabalha juntamente com os estabilizadores dos tornozelos, reforça o arco dos pés e os dedos e estica o tendão de aquiles.


  1. Se sente com as duas perna bem esticadas em posição paralela (nem para dentro e nem para fora) à sua frente. E posicione a thera band em baixo dos dedos dos pés. 
  2. Comece com o pé flexionado. Mas segure a faixa de forma que os braços fiquem firmes e mantenha a tensão contida. É normal os calcanhares levantarem.
  3. Depois vá esticando o pé passando sempre pela meia-ponta e depois esticando os dedos. Segure cerca de três segundo e depois repita. 


(Não achei nenhuma imagem que representasse bem, então, é simples, depois de fazer como na imagem acima, estique lentamente.)
  • Flexionar e relaxar 
Trabalha os estabilizadores do tornozelo, fortalece os músculos flexores do tornozelo, ajuda a prevenir dores na região das canelas.
  1. Comesse com o pé relaxado. Mantenha a faixa num plano horizontal do pé, pois se deixar acima dos dedos, pode acabar torcendo para dentro. Mantenha uma tensão contante com os braços firmes, assim como no exercício anterior e também com seus respectivos tempos.
  2. Lentamente, flexione o tornozelo. Segure por três segundinhos e volte a posição de inicio. Repita.
(Não achei imagens com boa qualidade)
 

Nesse vídeo podem achar mais alguns exercícios:
        - Link 
       
                                                                        Beijos ... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)

ATO I: Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato. O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral: 1. A árvore de natal . As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes. 2. Marcha . As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala. 3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas . As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma me...

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (:

Expressões faciais e a sua importância !

Não tenha vergonha, deixe a emoção transparecer no seu rosto e corpo , busque-a no fundo de sua alma; Isso mesmo que acabou de ler,não tenha vergonha , imagine como um bailarino(a) ou a personagem estaria se sentindo , como estaria o rosto dela , e traga para fora , viva a dança. Veja como exemplo esse gif do ballet “Lago dos Cisnes” : Dicas para conseguir ter uma expressão facial agradável: Observem a imagem acima. Percebam a expressão dessa bailarina. Concerteza ela provoca uma sensação a quem está assistindo a sua dança. Esse é um grande exemplo de como tem que ser a presença no palco , a todo momento com sua expressão para o público entender o que está acontecendo e o que sua personagem está sentindo, o dever da expressão é além da tecnica mostrar para a plateia o que está acontecendo , o que está interpretando. Para ajudar você aqui vão algumas dicas: Notem que a expressão da bailarina (imagem do filme “cisne negro”) é de dor , sofrimento , pois é uma pobre menina que f...