Pular para o conteúdo principal

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)



ATO I:
Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato.
O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral:
1. A árvore de natal. As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes.
2. Marcha. As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala.
3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas. As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma melodia infantil bon voyage, cher Dumouller. Esta canção interrompe-se brutalmente para dar lugar à próxima cena.
4. Cena de dança e a chegada de Drosselmeyer. A música assume um ritmo alegre e agitante e a entrada do conselheiro Drosselmeyer, que é o padrinho de Clara. Sua atitude estranha cria um nervosismo entre as crianças da festa. Mas seus familiares pegam as crianças e explicam quem é a pessoa que acaba de entrar, e dizem que ele é gentil e que veio lhes trazer mais alguns presentes. As crianças decepcionam-se ao ver que ele não traz nada do que eles esperavam, mas descobrem que ele traz um soldado de pano, mostrando-lhes que ele pode dançar.
5.Cena e dança dos avós. Clara e Fritz estão contentes pela diversão e desejam que todos participem, mas seus pais decidem que vão divertir não só as crianças, mas também os convidados. Clara decepciona-se e Fritz fica bravo. Drosselmeyer restabelece a situação dando-lhes um presente, um boneco quebra nozes, após mostrar às crianças como funciona, Drosselmeyer o dá a Clara. Fritz tenta tirá-lo de sua irmã e seu pai exige que ele deixe que ela brinque com o boneco. Fritz quebra o quebra nozes, jogando-o ao chão. Clara fica triste e Fritz chama seus amigos para uma nova dança ao som de trompetes e tambores. O pai termina com a festa, anunciando a Grossvatertanz – dança vigorosa com sentido folclórico alemão do XVII século que tradicionalmente é tocada nos finais de bailes.
6.Cena: início do encantamento. Os convidados retiram-se. Logo que tudo se acalma, Clara retorna para o salão para ver seu quebra nozes. à meia noite soa o relógio, e quando Clara observa o relógio, vê o velho Drosselmeyer. Assustada corre para todos os cantos. Neste momento a árvore de Natal aumenta de tamanho misteriosamente e o soldado de pano surge na sala em tamanho natural, se reanimando, desfila pela sala.
7. Cena: a batalha entre o quebra-nozes e o rei dos ratos. Pequenos ratos aparecem sobre a forma de um exército para se digladiarem com os soldados de pano, Clara surpresa e assustada, pula em cima de uma cadeira da onde assiste uma verdadeira batalha entre os ratos liderados pelo seu rei e os soldadinhos de chumbo de Fritz liderados pelo Quebra-Nozes. Os ratos, mais numerosos, estavam ganhando a luta e quando o rei, aproveitando uma queda do boneco aproxima-se para matá-lo, Clara sai de onde está e atira sua sapatilha de ballet em cima dele. Surpreendidos por este ataque, os animais ficam confusos e começam a se retirar, dando a vitória aos soldados.
O segundo quadro compreende duas partes que se apresentam sem interrupção:
8. Cena: na floresta de Pinus (viagem pela neve). Clara e seu Príncipe viajam para Konfitürenburg, o reino das guloseimas, guiado a través da floresta de Pinus, coberta de neve, e por Gnomos empunhando tochas que os cercam constantemente).
9. Valsa dos flocos. O Rei e a Rainha dos Flocos de Neve recebem Clara e o Príncipe com uma dança – com diversos motivos – sobre uma passagem de valsa, a mais simples mas também muito bem elaborada, Tchaikowsky adiciona um coro feminino que vocaliza reforçando o suntuoso acompanhamento orquestral.

ATO II
Tem por cenário o reino de guloseimas sendo um longo quadro. A grandiosidade honra a Clara no Castelo Mágico. É composto por seis cenas, sendo que o divertimento também é dividido em outras seis partes.
10.O catelo mágico. Clara e seu Príncipe vem ao castelo mágico situado sobre o Mont Bonbon no Royaume des Friandises. Abrem-se as portas e são acolhidos por Fee Bonbon em sua suíte.
11. Clara e o Príncipe. Na grande sala do Castelo Mágico, iluminado por lanternas, o Príncipe conta a aventura que o levou a salvar Clara. Todos participam de um banquete e o espetáculo oferecido a Clara. O som magnífico das flautas contribuem para propiciar á orquestração desta cena um colorido extraordinário.
12. Divertimento. Inicia-se por uma seqüência de danças de caráter, executadas principalmente em diversos estilos nacionalistas que são representadas.
-Chocolate:dança espanhola. Um bolero estilizado destacando-se um solo de trompete e castanholas.
-Café: dança árabe. Aqui foi incorporada uma canção folclórica da Geórgia pontuada de acentos originais no tamborim, propiciando ao trecho um aspecto misterioso.
- Chá: dança chinesa. É uma das passagens mais curtas, mas também uma das mais belas por seu colorido, graças ao metal da flauta e ao acompanhamento galopante.
- Trepak. O tema desta dança russa, interpretada por três bastões de açúcar de cevada e tocada por toda a orquestra.
-Dança das flautas. Dança pastoral executada por três pastorinhas de patê de amêndoas, representada cada uma por uma flauta. Originalmente esta dança chamava-se de Danse des Mirlitons.
-Mãe Gigogne e os palhaços. Um episódio cômico colocando em cena uma “vieille femme qui habitait dans un soulier” (uma velha senhora que morava num sapato) foi colocado ao final do divertimento. No início Mère Gigogne é rodeada de palhaços dando cambalhotas. Na sessão central, a melodia é tirada de uma canção infantil francesa – Cadet Rousselle – as crianças saem de quatro debaixo do grande vestido e interpretam sua própria dança, voltando a se esconder, e os palhaços encerram a seqüência numa grande alegria.
13.Valsa das flores. É uma das mais magníficas valsas escritas por Tchaikovsky. É executada por membros da suíte de Fée Bonbon em homenagem a Clara.
14. PAS DE DEUX. No estilo do ballet clássico, este episódio divide-se em quatro partes:
Dança  : Dança do Principe e da fada confeitada.
-1° Variação: Tarantelle. Dança solo do Príncipe.
- 2° Variação: Dança da Fada confeitada. Aqui se ouve o famoso solo de Celesta, trecho escrito também para instrumentos de sopro, onde se ouve o Clarinete baixo de forma original.
-Coda. Dançada pelos dois partenaires.
15. Última valsa e apoteose. O adeus afetuoso a Clara por parte de toda a companhia. Quando a valsa chega ao seu ápice, ouve-se a música do Castelo Mágico do início do segundo ato. A Fée Bonbon convida a todos para um último gesto de homenagens e de adeus.


-Chá: dança chinesa. É uma das passagens mais curtas, mas também uma das mais lindas e encantadoras do repertório, graças ao metal da flauta e ao acompanhamento galopante.

- Trepak. O tema desta dança russa, interpretada por três bastões de açúcar de cevada e tocada por toda a orquestra.

-Dança das flautas. Dança pastoral executada por três pastorinhas de patê de amêndoas, representada cada uma por uma flauta. Originalmente esta dança chamava-se de Danse des Mirlitons.

- Mãe Gigogne e os palhaços. Um episódio mais descontraído e engraçado colocando em cena uma “Uma velha senha que morava num sapato” foi colocado ao final de toda a diversão. No início Mère Gigogne é rodeada de palhaços dando cambalhotas. Na sessão central, a melodia é tirada de uma canção infantil francesa – Cadet Rousselle – as crianças saem de quatro debaixo do grande vestido e interpretam sua própria dança, voltando a se esconder, e os palhaços encerram a seqüência numa grande alegria.
13. Valsa das flores. É uma das melhores e mais conhecidas valsas escritas por Tchaikovsky. É executada por membros da suíte de Fée Bonbon em homenagem a Clara.


14. PAS DE DEUX. No estilo do ballet clássico, este episódio divide-se em quatro partes:

-Dança do Príncipe e da Fada confeitada.


- 1° Variação: Dança solo do Príncipe.


- 2° Variação: Dança da Fada confeitada: Aqui se ouve o famoso solo de Celesta, trecho escrito também para instrumentos de sopro, onde se ouve o Clarinete baixo de forma original.

- Coda. Dançada pelos dois partenaires.

15.Última valsa e apoteose: O adeus afetuoso a Clara por parte de toda a companhia. Quando a valsa chega ao seu "ponto final", ouve-se a música do "Castelo Mágico" do início do segundo ato. A Fée Bonbon convida a todos para um último gesto de homenagens e de adeus.
Curiosidades:
  • Escrito em São Petersburgo e apresentado a 18 de Dezembro de 1892
  • Balé em dois atos, com coreografia original de Marius Petipa (1818-1910), contém uma das músicas mais conhecidas de Tchaikovsky.
  • A princípio Tchaikovisky não quis aceitar o trabalho e o considerou muito inferior a "Bela Adormecida".
  • O ballet está dividido em apenas dois atos que são tem tempos quase iguais, compreendendo um total de quinze partes dançadas, precedidas de uma abertura.
  • Foi a segunda composição de Tchaikovsky para ballet de repertório, e considerada um dos mais perfeitos casamentos entre coreografia e música, pois nenhum dos dois se sobressai em relação ao outro.
  • Estreiou no dia 7 de Março de 1892, com a direto do próprio autor.
Modificações: Izabella Aquino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessórios de dança Collant, sapatilha e coque são obrigatórios numa aula de ballet. Mas acho que todas nós, bailarinas, adoramos usar acessórios, certo? Atendendo a um pedido bem antigo, hoje falarei sobre algumas das peças que podemos investir para tornar nosso uniforme mais divertido. Meia calça e polaina:  meia calça é fundamental! Na minha academia é item obrigatório. Acho bastante feio bailarina que não a usa. Não é importante apenas pelo lado estético; a meia calça protege mais os pés em relação a ponta (acho super desconfortável usar sapatilhas sem meia calça!) e mantém as pernas mais aquecidas. Já a polaina pode ser um item opcional se você usa a meia calça. Eu as usava em dia de aulas mais longas e cansativas. Muitas pessoas dizem que elas aquecem bem as pernas, e até podem evitar lesões. Além desses benefícios, elas não são umas graças? Saias:  particularmente, adoro saias de ballet. Essa peça é bastante delicada, ainda mais quando é transparente, como nas fotos ao lado. Al

3° - Ballet Giselle

Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês! Primeiro Ato:  Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle. Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros.  A chegad

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (: