Pular para o conteúdo principal

Repertório: "O quebra-nozes" ... (parte I)


Especial de repertório … (parte I)

           
Agora apresentando o “quebra-nozes” , ofereceremos:
  •  A história do “Quebra-nozes”
  • Atos e Curiosidade (quem compôs , quem coreografou…)
  • Imagens.
  • E, no fim, um vídeo completo do espetáculo. 
Obs.:  Esse texto não foi feito por mim, mas foi o melhor que encontrei . Espero que desfrutem!

                 A história … 
a festa de Natal passa-se na casa da família Stahlbaum. Como todo o mundo, na noite de Natal as pessoas se reúnem para comemorar a data. Na sala de Clara uma enorme árvore de Natal ricamente decorada e iluminada. Seu irmão Fritz e as crianças se divertem, enquanto que seus pais recebem os convidados.
Entre os convidados, seu padrinho Drosselmeyer, que era adorado por todas as crianças, que ao vê-lo largam seus brinquedos e diversões e correm ao encontro do ilustre convidado, pois ele traz consigo diversos presentes. Brincando com as crianças, o padrinho oferece repolhos, maçãs e outras frutas e legumes, como se esses fossem os reais brinquedos, o que desapontou todas as crianças, logo trocando-os por uma farda, um cavalo de pau, uma espada para Fritz, uma boneca e uma sapatilha de ballet para Clara.
Depois de algumas danças, o senhor Drosselmeyer, preparou um teatrinho de bonecos, pelo qual foi muito aplaudido. Depois de tanta diversão, chega o momento das despedidas, e apesar das reclamações das crianças que queriam se divertir mais, a hora de dormir havia chegado
Os convidados agradecidos pela noite espetacular, vão se despedindo um a um. Mas Clara recebe um novo brinquedo antes de dormir, um boneco Quebra-Nozes em forma de soldadinho, Fritz enciumado pelo novo presente recebido de Clara, o quebra e seus pais de castigo os mandam dormir. O senhor Drosselmeyer comovido, conserta o boneco entregando-o a Clara que o coloca embaixo da árvore de Natal que só fica com a iluminação da decoração ligada.

Clara não consegue dormir pensando na movimentação da festa, nas brincadeiras, nos presentes e depois que todos já estão dormindo, Clara volta para a sala sem fazer muito barulho, e com o objetivo de ver seu boneco quebra-nozes. Quando se aproxima para pagá-lo, sente que há algo diferente na sala; tudo parece um sonho, quando o relógio bate as badaladas da meia noite, aparece seu padrinho - o senhor Drosselmeyer - como se fosse um mágico, transformando a árvore e a sala, dando ao quebra-nozes o tamanho real de um homem.
De repente, surge no chão um grupo de ratos e Clara, surpresa e assustada, pula em cima de uma cadeira da onde assiste uma verdadeira batalha entre os ratos liderados pelo seu rei e os soldadinhos de chumbo de Fritz liderados pelo Quebra-Nozes.
Os ratos, mais numerosos, estavam ganhando a luta e quando o rei, aproveitando uma queda do boneco aproxima-se para matá-lo, Clara sai de onde está e atira sua sapatilha de ballet em cima dele. Surpreendidos por este ataque, os animais ficam confusos e começam a se retirar, dando a vitória aos soldados.
Reconhecendo o ato de coragem de Clara, como prêmio, seu padrinho transforma o boneco quebra-nozes em um lindo príncipe, que, em agradecimento por ela ter salvado sua vida, oferece-lhe uma grande viagem encantada.
As bolas da árvore de Natal começam a se transformar em flocos de neve, o chão e o teto da sala desaparecem e Clara se vê no País da Neve, cheio de árvores cobertas de pingos de gelo
.
É anunciada a chegada da Rainha das Neves que vem com suas damas e pajens receber os visitantes ao som de uma linda valsa. Clara está encantada e, com sua varinha mágica, a rainha faz aparecer um trenó que desliza por um rio congelado, levando a menina e o príncipe para outro lugar: o País dos Doces. Lá os espera, em um castelo, a Fada Açucarada sentada em seu trono feito de doces de todos os tipos. Ela escuta do príncipe a história de coragem de Clara quando salvou sua vida e, para premiá-la mais uma vez, a fada prepara uma grande festa onde ela poderia comer todos os chocolates de que tanto gostava.
Os doces se apresentam dançando aos convidados e logo é anunciada a Valsa das Flores, em homenagem ao príncipe que se levanta para escolher seu par. Clara pensa que ele vai dançar com a Fada Açucarada, não só em agradecimento pela festa, como também por ela ser uma excelente bailarina, mas o príncipe a convida e os dois saem dançando, formando um belo par. A fada também participa da valsa dançando com o casal por alguns momentos.
No final da música, Clara começa a se sentir sonolenta e tem a sensação de estar mergulhando num macio mar de mel que se fecha sobre a sua cabeça, fazendo com que tudo fosse desaparecendo.
De manhã os pais de Clara se assustam ao não encontrá-la na cama. Descem preocupados ao salão e lá a encontram dormindo embaixo da árvore de Natal, junto com o Quebra-nozes como se estivesse sonhando o mais lindo dos sonhos.

Ela sabe que seu presente de Natal foi uma linda viagem, em forma de sonho, e não apenas um boneco.
 Na parte II … 
  • Atos e curiosidades
  • Show de imagens 
  • E vídeo completo 
                      
                                          Izabella Aquino.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)

ATO I: Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato. O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral: 1. A árvore de natal . As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes. 2. Marcha . As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala. 3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas . As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma me...

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (:

Dança a Carater

Algo para quem não sabe muito sobre dança a carater: As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho. Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na...