Pular para o conteúdo principal

Instruções - Sapatilha de Ponta para Iniciantes: Técnicas de limpeza e conservação da sapatilha de ponta.

          
         Há diversas maneiras de manter sua sapatilha limpa e conservada . Porém, primeiro falarei de algumas precauções que sempre é bom tomar: 

  • Só use sua sapatilha em pisos apropriados como linóleo e o de madeira, isso é para não desgastar ou sujar demais o cetim, além de prevenir escorregões e assim possíveis ou futuros machucados. 
  • Limpe as suas pontas com frequência. 
Abaixo irão ver algumas dicas de como mantê-las sempre limpas:
               Passo-a-passo

Bom, o produto que eu sempre uso é: “Veja multi uso”, (O azul de tampinha vermelha) provavelmente sua mãe deve usar em casa, é muito eficaz. Porém, caso não, é bem baratinho, menos de 3 reais. 
  • Pegue uma escova (pode ser uma escovinha de dentes velha), umideça numa mistura desse veja com água e esfregue bastante até que fique limpa, porém esfregue de leve para não “estragar” o cetim da sapatilha. 
  • Logo após cumprir o passo acima, ponha a sapatilha em área que pegue luz do sol e depois de secas pode-se voltar ao seu uso normal. 
 Agora nessa outra dica o produto utilizado será o álcool e um paninho, apenas. 
  • Pegue um paninho velho e ponha álcool, depois esfregue na sapatilha. O álcool não limpa a sapatilha, apenas camufla a sujeira. 
  • Depois pegue “giz” de marcar roupa, e passe na sapatilha até a cor ficar homogênea. É bem trabalhoso e deve-se ser feito na hora do espetáculo.
  Já pensou também em maquiar suas sapatilhas?    
Pegue pó e passe na sapatilha, o pó deve ser da mesma cor e tonalidade. Isso não limpa, da a idéia de estar mais limpa!
Dicas para melhor conservar sua sapatilha de ponta 
Alterne os pés da sapatilhas 
Toda bailarina deve saber que a sapatilha de ponta não tem um pé direito e um pé esquerdo, por isso, trocar seus pés a cada aula, dobra sua vida útil. Principalmente quando se tem um pé pouco mais forte que o outro. Porém, se for o caso de ter um pé completamente mais forte que o outro, isso não será útil.
Controlando a umidade de suas sapatilhas 
Durante a execução das aulas e ensaios, os pés suam muito, o que diminui a durabilidade da sapatilha de ponta, pois os materiais usados nas sapatilhas são bem absorventes.
  • Primeiramente, evite usá-las sem meia-calça.
  • Após a aula, coloque papel toalha na caixa da sapatilha. 
  • Sempre quando chegar em casa, ponha-as em lugar ventilado.
  • Caso more em lugar frio, pode pendurá-las perto de um forno ou até mesmo atrás da geladeira. Algumas bailarinas chegam à colocar a sapatilha dentro do forno, mas eu acho que não seja necessário.
  • Sempre desfaça as rugas do cetim durante a secagem. 
  • A secagem deve durar um dia inteiro dependendo da temperatura.
                 
       Conserve com todo o cuidado e carinho 
Algumas bailarinas, costumam colocar a sapatilha dentro da bolsa simplesmente “jogadas”, mas não, o correto seria, dobrá-las no calcanhar e enrolar as fitas nele. Assim, preservará o formato das sapatilhas e também as fitas. 
Se manter as sapatilhas guardadas por muito tempo, tome cuidado para que elas não sejam corroídas por insetos. Isso acontece. Tome cuidado!  Deixe a sapatilhas em lugares bem frios no inverno e bem secos no verão. A umidade pode criar fungos, tenha atenção. 
                       
     Faça rodízio de sapatilhas
Se for possível, deixe sempre dois pares de sapatilha em esquema de rodízio. Enquanto um par estiver indo de acordo com o esquema de controle de umidade, pode usar os outros em aula. E assim, vá alternando as sapatilhas à cada aula e vá trocando a cada uma hora de ensaio. Esse esquema de rodízio e mais o controle de umidade, aumenta 50% a durabilidade de sua sapatilha. 
Faça uma costura especial na plataforma de sua sapatilha
Fazer uma “borda” na plataforma na sapatilha, é bem comum em outros países. No Brasil, poucas bailarinas tem o costume de fazer essas bordas, até porque é uma coisa bem complexa, são usadas agulhas e linhas mais grossas e também um alicate. O “não saber fazer” pode causar o estrago da sapatilha, porém, fazer essa costura, evita que o cetim se rasgue com facilidade e da também uma maior estabilidade, pois a plataforma da sapatilha sofre um pequeno aumento. 
    Então, este é o fim das “Instruções - Sapatilhas de pontas para iniciantes”, aguardem os próximos posts e peçam mais dicas, sempre será um grande prazer ajudar!  
                              Gif de Bailarina
                                                 Beijos! Até .. 
                                                     Izabella Aquino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessórios de dança Collant, sapatilha e coque são obrigatórios numa aula de ballet. Mas acho que todas nós, bailarinas, adoramos usar acessórios, certo? Atendendo a um pedido bem antigo, hoje falarei sobre algumas das peças que podemos investir para tornar nosso uniforme mais divertido. Meia calça e polaina:  meia calça é fundamental! Na minha academia é item obrigatório. Acho bastante feio bailarina que não a usa. Não é importante apenas pelo lado estético; a meia calça protege mais os pés em relação a ponta (acho super desconfortável usar sapatilhas sem meia calça!) e mantém as pernas mais aquecidas. Já a polaina pode ser um item opcional se você usa a meia calça. Eu as usava em dia de aulas mais longas e cansativas. Muitas pessoas dizem que elas aquecem bem as pernas, e até podem evitar lesões. Além desses benefícios, elas não são umas graças? Saias:  particularmente, adoro saias de ballet. Essa peça é bastante delicada, ainda mais quando é transparente, como nas fotos ao lado. Al

3° - Ballet Giselle

Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês! Primeiro Ato:  Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle. Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros.  A chegad

Dança a Carater

Algo para quem não sabe muito sobre dança a carater: As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho. Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na