Pular para o conteúdo principal

Alongamento (parte I)

     

    Dica:  Alongar antes de suas atividades físicas ou diariamente quando acordar é muito bom para o corpo. Além de tirar as tensões e relaxar os músculos, previne possíveis lesões e ainda melhora a sua flexibilidade. 


- Um bom alongamento leva cerca de 15 à 30 minutos;

- Não tenha pressa em se alongar, fique pelo menos uns 8 segundos em cada exercício;


- O alongamento para o seu próprio bem, deve ser algo: relaxante, prazeroso. Não pense só em flexibilidade. 


- Respira profundamente durante o seu alongamento ;


- É completamente normal sentir dor no dia seguinte de um bom alongamento, ainda mais se for iniciante. Mas não se engane:  Se for iniciante e não sentir nenhuma dor, deve estar se alongando incorretamente.


- É importante que saiba seus limites, não force mais d que deve, se esse for o caso , a probabilidade de uma distenção ou lesão muscular é maior, o limite é diferente para cada corpo.


- No momento em que estiver se alongando é normal sentir dor no músculo em que estiver forçando.


 Alguns alongamentos: 


1- Faça a posição de borboleta, balançando a perna para cima e para baixo, aproximando o joelho o máximo que conseguir do chão. Depois, pare de balançar e tente encostar o peito em seus pés, no começo tente encostar apenas a cabeça. Faça isso bem devagar e não perca a postura, mantenha as costas retas , demore um oito segundo.




2- Estique uma perna à frente e deixa a outra ao lado , flexionada, tente não retirar o joelho esticado do chão. Com as duas mãos na meia-ponta do pé ou no arco, estique a coluna e fique por 8 segundo; depois tente encostar o rosto em seu joelho e fique lá também à cerca de 8 segundos. Em seguida ponha a perna flexionada sobre a perna esticada e faça o mesmo, demorando 8 segundos no mínimo.





3- Estique uma perna ao lado e coloque a outra na frente, flexionada; tente não tirar esse joelho (o que está esticado) do chão (como na imagem abaixo). Mantenha seu corpo ereto e tente encostar a mão na perna que está esticada, passando o braço por cima da cabeça. É importante que não deixe as costas e nem o braço de "qualquer jeito"; você tem que estar completamente alongada e também tem que conseguir olhar para o teto, caso não consiga o exercício estará errado. Mantenha-se nessa posição por 8 segundo.




4- Da posição do exercício 3, apenas vire-se para frente da perna flexionada, como na foto. Estique bem as suas costas e ponha o seu peso na perna que está na frente, como se alguém estivesse lhe puxando, respire lentamente e sentisse seus músculos se alongando; Fique por 8 segundos. 





5- Abra suas pernas o máximo que conseguir e respire bem lentamente durante uns 8 segundos com o tronco reto. Depois tente encontra a mão no pé de lado contrário passando por cima da cabeça (como exemplo: encostar a mão direita no pé esquerdo). Não dobre as costas nem o braço , você tem que conseguir olhar para o teto facilmente. Demore cerca de 8 segundos. 




          

 


  Continua ...  Gif de Bailarina







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessórios de dança Collant, sapatilha e coque são obrigatórios numa aula de ballet. Mas acho que todas nós, bailarinas, adoramos usar acessórios, certo? Atendendo a um pedido bem antigo, hoje falarei sobre algumas das peças que podemos investir para tornar nosso uniforme mais divertido. Meia calça e polaina:  meia calça é fundamental! Na minha academia é item obrigatório. Acho bastante feio bailarina que não a usa. Não é importante apenas pelo lado estético; a meia calça protege mais os pés em relação a ponta (acho super desconfortável usar sapatilhas sem meia calça!) e mantém as pernas mais aquecidas. Já a polaina pode ser um item opcional se você usa a meia calça. Eu as usava em dia de aulas mais longas e cansativas. Muitas pessoas dizem que elas aquecem bem as pernas, e até podem evitar lesões. Além desses benefícios, elas não são umas graças? Saias:  particularmente, adoro saias de ballet. Essa peça é bastante delicada, ainda mais quando é transparente, como nas fotos ao lado. Al

3° - Ballet Giselle

Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês! Primeiro Ato:  Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle. Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros.  A chegad

Dança a Carater

Algo para quem não sabe muito sobre dança a carater: As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho. Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na