Pular para o conteúdo principal

O que é en dehors? Como faço para ter?

   Olá, bailarinos e bailarinas. Hoje venho falar do tão desejado en dehors dentre os bailarinos.  Vou começar com uma pequena termologia sobre o que en dehors e depois alguns exercícios bem simples que podem te ajudar para o melhor desenvolvimento do mesmo. 
                
            Termologia do Balé 

Letra: D
 Dehors (En):  En dehors é literalmente traduzido como: para fora . Basicamente é manter os calcanhares, joelho e coxas viradas para fora durante a execução dos exercícios. Porém, manter esta posição não é nada fácil, pelo contrário , é trabalhoso. É necessário uma boa colocação do quadril, pernas, coxas e uma excelente postura. Ou seja, considerando que necessita-se de tudo isso, o en dehors é a base para tudo no balé.
Bailarinas muito novas no balé, normalmente tem uma dificuldade com o en dehors no começo, nada que muita dedicação e treino não melhore. Para isso é necessário que se consiga a rotação do fêmur.
Uma outra coisa fundamental no en dehors é com certeza o encaixe do quadril, (mais adiante farei um post mais detalhado à respeito) sem este não teremos uma rotação do fêmur adequada. 
en dehors como podem ter notado, é questão de detalhes, como por exemplo, o encaixe correto do quadril, ocasiona a rotação adequada do fêmur e assim por diante … 
         
         Como podem notar, nesta imagem, o joelho de base e Svetlana está virado para fora. Ou seja: tudo no balé pode ser feito em en dehors.

       Alguns exercícios que podem melhorar seu en dehors 

   Não há exercícios que de certo irão melhorar seu en dehors , aqui vão alguns exercícios que podem melhorar a rotação do seu fêmur, e isso depende dos seus limites e da sua força de vontade. 
  1.  Borboleta 

Pois é, a famosa “borboletinha” que nos ajuda desde os primeiros dias de balé. Porém, dessa vez um pouco mais intensa. Fique “batendo” borboleta por um tempo, e depois vá à forçando o máximo que conseguir, tentando encostar no chão, em seguida, tente encostar o peito nos pés. 
                         mercado imobiliário mercado imobiliário mercado imobiliário
2.  Sapinho

Mais um exercícios muito famoso e útil no balé, é o sapinho, também é o melhor para o en dehors . Deite-se com o abdome voltado para o chão e vires os calcanhares, joelhos e coxas em en dehors. E depois puxe-os como se fosse “fazer” borboleta só que voltada para o chão. Como na imagem abaixo. E o bom é que pode fazer, vendo TV , ou mexendo no notebook, enquanto outra pessoa estiver ensaiando … Em diversos momentos. Faça com frequência.
                     
3. Assim como os dois exercícios acima, qualquer execício que faça com as pernas, calcanhares e coxas em en dehors estarás forçando. Exercícios paragrand écart também podem ajudar.
Veja esses links:
Link 1              
Link 2   
4. Como última e boa dica. É simples mas não tão fácil. Em qualquer exercício que estiver praticando, tente virar seu en dehors ao seu máximo mas não forçando demais. 
   
Importante:   É errado e perigoso forçar demais a rotação dos calcanhares, joelhos, coxas e fêmur. Com tempo a pessoa pode sentir muitas dores e até chegar a sofrer problema nos tendões, por contar de um peso numa região como o joelho. Com o tempo praticando o balé, você irá descobrindo seus limites. SEM EXAGEROS! 
                                               Beijos , até o próximo post! 
                                    Gif de Bailarina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)

ATO I: Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato. O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral: 1. A árvore de natal . As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes. 2. Marcha . As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala. 3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas . As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma me...

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (:

Porque parei de atualizar o blog?

  Olá bailarinas e bailarinos. Saudades de vocês!   Hoje venho declarar o motivo real de eu ter "abandonado" o blog. Bem, indo direto ao ponto, eu parei praticar balé. Algo estava me distanciou. Não era preguiça, era falta de vontade. E por alguns motivos "estudados", cheguei à conclusão de que ficarei parada por um tempo. Sim, eu amo balé demais, demais mesmo. Às vezes ainda alongo em casa, saio saltando por aí, ouço música clássica, faço  grand écart  pela casa e tudo mais. O costume permaneceu e o que tem aumentando é a saudade. Eu pretendo voltar sim, não sei quando e nem pra onde, mas voltarei. Quem sabe futuramente eu volte para o blog, né? Rs :/                                   Beijos.  ♥