Pular para o conteúdo principal

Ballet adulto : Benefícios e dificuldades.

O balé  adulto para alguns bailarinos não passa de uma grande dificuldade. Já para outros é a realização de um sonho poder estar fazendo balé mesmo que pareça ser tarde. 

Por que é tão difícil ao iniciar?

A Primeira dificuldade está na nossa mente, pois, há a tradição de se pensar que só as que iniciam ainda crianças tem verdadeiro potencial para alcançar um bom nível técnico no ballet.
ERRADO.

E qual então a diferença e a importância de se começar ainda criança?

 A infância é a fase do nosso corpo onde ainda não temos padrões posturais, encurtamentos, rigidez… ou seja fase da vida onde nosso corpo é mais moldável, maleável… onde um bom trabalho muscular transforma mais facilmente nosso corpo, e o tempo que leva não parece uma eternidade pois temos toda a eternidade pela frente, afinal estamos crescendo.
Já para o adulto isso muda de figura. Já temos padrões posturais, posturas emocionais, deformidades ósseas, encurtamentos, algumas vezes doenças articulares e ósseas… ou seja tudo isso: DIFICULTA MAS NÃO IMPEDE.
Pois o trabalho do ballet de dar uma nova interpretação muscular ao seu corpo pode amenizar e até mesmo resgatar um corpo mais saudável.
O adulto tem maior consciencia corporal, e se não tem, tem mais facilidade em se concentrar e se descobrir. Já conhece seu corpo, ou está o descobrindo de forma diferente, com mais interesse e vontade.
Então quanto a flexibilidade não se desesperem porque o trabalho muscular de alongamento, fortalecimento, tonicidade, flexibilidade é um trabalho diário.
Aqui vão umas das coisas mais importantes na aula adulta de ballet:
  •  Assim como para todos as turmas na fase de aprendizado de balé , é importante: bom conhecimento do professor.
  •  O professor não pode exigir demais de um aluno iniciante. Especialmente de adultos que não terão a mesma facilidade de desenvolvimento no balé como pessoas que começaram mais cedo. E também o professor não pode deixar a turma “de lado” como se não fosse importante e ele estivesse perdendo o tempo dele.
  • Tem que haver dedicação e paciência de ambos (professor e aluno) .
  •  O professor tem que incentivar e influenciar o aluno à não desistir facilmente pela idade.
  •  Converse com seu professor à respeito de suas duvidas, dificuldades, curiosidades e etc … É bom e importante ter esse contato. 
Os benefícios do ballet para quem o pratica seja adulto ou não:
  1. Exercício:O balé é um ótimo exercício para o corpo. O balé exercita cada parte do corpo: a musculatura, a postura, a firmeza , leveza , precisão e trás até uma melhor disposição.
  2. Flexibilidade:Conseguir fazer algumas coisas simples mas que no caso de algumas pessoas elas não conseguem à muito tempo: encostar a mão no pé, colocar a mão nas costas, se esticar para amarrar o sapato… Consequência natural disto: sua vida pessoal vai melhorar, com você fazendo suas tarefas do dia a dia com mais facilidade e suavidade.
  3. Postura:É bom para que tenha uma postura elegante, ande com confiança e se duvidar até com menos dores? O balé é perfeito para isso.
  4. Exercício para a mente:A sequência de passos , a execução do mesmo , nomes e música exigem muita atenção e concentração para serem decorados e aprendidos. É um ótimo exercício para a mente.
  5. Coordenação motora:Os movimentos , selecionando e ordenado de maneiras totalmente diferentes partes do corpo, é uma capacidade que se adquire aos poucos com as aulas de balé através dos exercícios e passos desta das sequencias e danças . É dividido em coordenação motora fina, que está relacionada com a implementação do controle de movimentos musculares, particularmente das mãos e pés combinados com a visão. E coordenação motora grossa, que se refere ao envolvimento de grandes massas musculares para a execução de movimentos que exigem precisão.

Beijos a todos e todas.

Escreveram este post: Senenje Afonso / Izabella Aquino

Comentários

  1. Olá!!! Adorei o post! Deixei de fazer aula de balé pq a professora, na primeira aula, disse que era ilusão acharmos que chegaríamos a um bom nível... Mesmo já tendo 30 anos meu sonho sempre foi dançar! Lendo o que escreveram, fiquei animada de novo para voltar! Obrigada!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)

ATO I: Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato. O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral: 1. A árvore de natal . As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes. 2. Marcha . As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala. 3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas . As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma me...

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (:

Porque parei de atualizar o blog?

  Olá bailarinas e bailarinos. Saudades de vocês!   Hoje venho declarar o motivo real de eu ter "abandonado" o blog. Bem, indo direto ao ponto, eu parei praticar balé. Algo estava me distanciou. Não era preguiça, era falta de vontade. E por alguns motivos "estudados", cheguei à conclusão de que ficarei parada por um tempo. Sim, eu amo balé demais, demais mesmo. Às vezes ainda alongo em casa, saio saltando por aí, ouço música clássica, faço  grand écart  pela casa e tudo mais. O costume permaneceu e o que tem aumentando é a saudade. Eu pretendo voltar sim, não sei quando e nem pra onde, mas voltarei. Quem sabe futuramente eu volte para o blog, né? Rs :/                                   Beijos.  ♥