Pular para o conteúdo principal

Ballet adulto : Benefícios e dificuldades.

O balé  adulto para alguns bailarinos não passa de uma grande dificuldade. Já para outros é a realização de um sonho poder estar fazendo balé mesmo que pareça ser tarde. 

Por que é tão difícil ao iniciar?

A Primeira dificuldade está na nossa mente, pois, há a tradição de se pensar que só as que iniciam ainda crianças tem verdadeiro potencial para alcançar um bom nível técnico no ballet.
ERRADO.

E qual então a diferença e a importância de se começar ainda criança?

 A infância é a fase do nosso corpo onde ainda não temos padrões posturais, encurtamentos, rigidez… ou seja fase da vida onde nosso corpo é mais moldável, maleável… onde um bom trabalho muscular transforma mais facilmente nosso corpo, e o tempo que leva não parece uma eternidade pois temos toda a eternidade pela frente, afinal estamos crescendo.
Já para o adulto isso muda de figura. Já temos padrões posturais, posturas emocionais, deformidades ósseas, encurtamentos, algumas vezes doenças articulares e ósseas… ou seja tudo isso: DIFICULTA MAS NÃO IMPEDE.
Pois o trabalho do ballet de dar uma nova interpretação muscular ao seu corpo pode amenizar e até mesmo resgatar um corpo mais saudável.
O adulto tem maior consciencia corporal, e se não tem, tem mais facilidade em se concentrar e se descobrir. Já conhece seu corpo, ou está o descobrindo de forma diferente, com mais interesse e vontade.
Então quanto a flexibilidade não se desesperem porque o trabalho muscular de alongamento, fortalecimento, tonicidade, flexibilidade é um trabalho diário.
Aqui vão umas das coisas mais importantes na aula adulta de ballet:
  •  Assim como para todos as turmas na fase de aprendizado de balé , é importante: bom conhecimento do professor.
  •  O professor não pode exigir demais de um aluno iniciante. Especialmente de adultos que não terão a mesma facilidade de desenvolvimento no balé como pessoas que começaram mais cedo. E também o professor não pode deixar a turma “de lado” como se não fosse importante e ele estivesse perdendo o tempo dele.
  • Tem que haver dedicação e paciência de ambos (professor e aluno) .
  •  O professor tem que incentivar e influenciar o aluno à não desistir facilmente pela idade.
  •  Converse com seu professor à respeito de suas duvidas, dificuldades, curiosidades e etc … É bom e importante ter esse contato. 
Os benefícios do ballet para quem o pratica seja adulto ou não:
  1. Exercício:O balé é um ótimo exercício para o corpo. O balé exercita cada parte do corpo: a musculatura, a postura, a firmeza , leveza , precisão e trás até uma melhor disposição.
  2. Flexibilidade:Conseguir fazer algumas coisas simples mas que no caso de algumas pessoas elas não conseguem à muito tempo: encostar a mão no pé, colocar a mão nas costas, se esticar para amarrar o sapato… Consequência natural disto: sua vida pessoal vai melhorar, com você fazendo suas tarefas do dia a dia com mais facilidade e suavidade.
  3. Postura:É bom para que tenha uma postura elegante, ande com confiança e se duvidar até com menos dores? O balé é perfeito para isso.
  4. Exercício para a mente:A sequência de passos , a execução do mesmo , nomes e música exigem muita atenção e concentração para serem decorados e aprendidos. É um ótimo exercício para a mente.
  5. Coordenação motora:Os movimentos , selecionando e ordenado de maneiras totalmente diferentes partes do corpo, é uma capacidade que se adquire aos poucos com as aulas de balé através dos exercícios e passos desta das sequencias e danças . É dividido em coordenação motora fina, que está relacionada com a implementação do controle de movimentos musculares, particularmente das mãos e pés combinados com a visão. E coordenação motora grossa, que se refere ao envolvimento de grandes massas musculares para a execução de movimentos que exigem precisão.

Beijos a todos e todas.

Escreveram este post: Senenje Afonso / Izabella Aquino

Comentários

  1. Olá!!! Adorei o post! Deixei de fazer aula de balé pq a professora, na primeira aula, disse que era ilusão acharmos que chegaríamos a um bom nível... Mesmo já tendo 30 anos meu sonho sempre foi dançar! Lendo o que escreveram, fiquei animada de novo para voltar! Obrigada!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acessórios de dança Collant, sapatilha e coque são obrigatórios numa aula de ballet. Mas acho que todas nós, bailarinas, adoramos usar acessórios, certo? Atendendo a um pedido bem antigo, hoje falarei sobre algumas das peças que podemos investir para tornar nosso uniforme mais divertido. Meia calça e polaina:  meia calça é fundamental! Na minha academia é item obrigatório. Acho bastante feio bailarina que não a usa. Não é importante apenas pelo lado estético; a meia calça protege mais os pés em relação a ponta (acho super desconfortável usar sapatilhas sem meia calça!) e mantém as pernas mais aquecidas. Já a polaina pode ser um item opcional se você usa a meia calça. Eu as usava em dia de aulas mais longas e cansativas. Muitas pessoas dizem que elas aquecem bem as pernas, e até podem evitar lesões. Além desses benefícios, elas não são umas graças? Saias:  particularmente, adoro saias de ballet. Essa peça é bastante delicada, ainda mais quando é transparente, como nas fotos ao lado. Al

Dança a Carater

Algo para quem não sabe muito sobre dança a carater: As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho. Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (: