Pular para o conteúdo principal

Fonte: Blog "Dicas de Ballet" , por: Senenje Afonso


  Exercícios para melhorar o grand écart (abertura)


Primeiro faça um breve aquecimento. Veja nesse link do blog dicas de balé: http://dicasdeballet.tumblr.com/post/10131197047/me-passa-aquecimento-pra-fazer-antes-da-aula são para antes da aula mais servem para fazer em casa também.
para abertura horizontal:
  • sente-se no chão estique uma perna ao lado, mantenha a outra dobrada e deite seu corpo em cima da que vc esticou,tocando em seu pé. mantenha o alongamento por 10 segundos com intervalos de 5 e repita três vezes. Repita o mesmo com a outra perna.
  • Agora nesta mesma posição incline seu corpo a frente e na em cima da perna que está ao lado, encoste seus dois colovelos no chão, empine o bumbum para cima e vá deslizando para frente o máximo que conseguir com cuidado e devagar, demore 10 segundos e volte sem tirar ddo lugar tanto a perna que está dobrada quanto a que está ao lado pois ambas as duas estão mais alongadas depois que vc deslizou o corpo para frente.
  • Sente-se devagar mantendo a posição das pernas e se não aguentar faça novamente. Mantenha o alongamento o máximo q puder e depois repita com a outra perna o mesmo processo.
  • Agora abra as duas e deite em cima primeiro de uma e depois de outra o máximo que puder pelo mesmo tempo e intervalo.
  • Mantendo a posição acima com as pernas aberta vc vai deitar o corpo totalmente para, apoiando -se com os cotovelos no chão; Isso vai fazer com que suas pernas que ficaram abertas atrás abram-se mais, então agora vc vai voltar mantendo elas no mesmo lugar que ficaram depois que vc desceu  corpo para frente. 
  • Procure algo que possa servir de barra coloque a perna ao lado e deite seu corpo por cima o máximo que puder.
  • Depois deslize a perna que está ao lado o máximo que puder e mantenha o alongamento o quanto for possível.
  • Forçe essa posição, fique o máximo que puder e depois relaxe as pernas fazendo movimentos.
  • Agora tente normalmente fazer a abertura mesmo q não consiga, sempre faça para que possa perceber ao longo do tempo o seu desenvolvimento.
Para abertura vertical:
  • Sente-se no chão com uma perna dobrada a outra esticada a frente do corpo. Deite sobre ela e forçe o alongamento por alguns segundos. Faça o mesmo com a outra perna.
  • Agora vamos forçar a perna de trás ficando nessa posição:
  • Depois faça com a outra perna.
  • Procure algo q sirva de barra coloque aperna em cima a frente do corpo e deite-se por cima dela e depois faça com a outra.
  • depois na mesma posição deslize a pena de apoio, a q está no chão para trás, mantendo a q está em cima da barra a frente do seu corpo. O máximo que puder, depois faça com a outra perna.
  • Se alguém puder lhe ajudar peça pra essa pessa no chão ou com vc em pé, subir a sua perna a frente do seu corpo o máximo que vc puder. Ela colocar o pé em cima o do seu pé que está no chão para que vc não deslize ou fique torta e cabe a vc deixar os joelhos esticados e a postura boa.
  • Se tiver como para finalizar, force sua perna contra a parede e fique o máximo q puder. Depois tente fazer a abertura normalmente.
Respeite o limite do seu corpo, seja cuidadosa, evite lesões e faça os exercícios regularmente. Dessa forma o seu desenvolvimento vai ser mais rápido do que imagina.
beijos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessórios de dança Collant, sapatilha e coque são obrigatórios numa aula de ballet. Mas acho que todas nós, bailarinas, adoramos usar acessórios, certo? Atendendo a um pedido bem antigo, hoje falarei sobre algumas das peças que podemos investir para tornar nosso uniforme mais divertido. Meia calça e polaina:  meia calça é fundamental! Na minha academia é item obrigatório. Acho bastante feio bailarina que não a usa. Não é importante apenas pelo lado estético; a meia calça protege mais os pés em relação a ponta (acho super desconfortável usar sapatilhas sem meia calça!) e mantém as pernas mais aquecidas. Já a polaina pode ser um item opcional se você usa a meia calça. Eu as usava em dia de aulas mais longas e cansativas. Muitas pessoas dizem que elas aquecem bem as pernas, e até podem evitar lesões. Além desses benefícios, elas não são umas graças? Saias:  particularmente, adoro saias de ballet. Essa peça é bastante delicada, ainda mais quando é transparente, como nas fotos ao lado. Al

Dança a Carater

Algo para quem não sabe muito sobre dança a carater: As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho. Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (: