O que é thera band?
As faixas elásticas mais conhecidas como thera band, são normalmente usados pelos fisioterapeutas para ajudar à principalmente a bailarinos a se recuperarem de lesões que podem ter temporareamente deixar o bailarino "sem forças" para dançar, no caso das bailarinas nas ponta. Porém, não há necessidade de lesionar alguma parte do corpo para que possa tirar proveitos dessas faixas. Muitos bailarinos tiram uma parte do seu dia (seja vendo tv, ou o que for...) para praticar alguns exercícios e assim já evitar possíveis lesões.
Como "funciona"?
A thera-band é mais utilizada para que aja a criação da resistência em alguns exercicios, que ajudam a aumentar a força de alguns grupos musculares que são trabalhados perante os exercícios, alem de ajudar também na flexibilidade e coordernação motora.
A diferença de cores entre as faixar tem diferença?
Sim, tem! A faixa não pode ser nem fraca e nem forte demais, tem que ser ideal para você.
Para iniciantes: Geralmente se inicia usando a faixa verde ou a vermelha.
Para mais avançados: Geralmente a azul ou a preta.
Obs.: Você ganha mais fazendo poucas repetições sendo lentas do que muitas rápidas.
São usadas geralmente para:
- Aumenta o nível de força.
- Auxilia na recuperação de lesões
- Nos alongamentos
Flexionar e esticar:
Trabalha juntamente com os estabilizadores dos tornozelos, reforça o arco dos pés e os dedos e estica o tendão de aquiles.
- Se sente com as duas perna bem esticadas em posição paralela (nem para dentro e nem para fora) à sua frente. E posicione a thera band em baixo dos dedos dos pés.
- Comece com o pé flexionado. Mas segure a faixa de forma que os braços fiquem firmes e mantenha a tensão contida. É normal os calcanhares levantarem.
- Depois vá esticando o pé passando sempre pela meia-ponta e depois esticando os dedos. Segure cerca de três segundo e depois repita.
(Não achei nenhuma imagem que representasse bem, então, é simples, depois de fazer como na imagem acima, estique lentamente.)
- Flexionar e relaxar
- Comesse com o pé relaxado. Mantenha a faixa num plano horizontal do pé, pois se deixar acima dos dedos, pode acabar torcendo para dentro. Mantenha uma tensão contante com os braços firmes, assim como no exercício anterior e também com seus respectivos tempos.
- Lentamente, flexione o tornozelo. Segure por três segundinhos e volte a posição de inicio. Repita.
Nesse vídeo podem achar mais alguns exercícios:
- Link Beijos ...
Comentários
Postar um comentário