Pular para o conteúdo principal

3° - Ballet Giselle



Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês!

Primeiro Ato: 
Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle.


Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros. 

A chegada de uma comitiva de caça, mandada por Bathilde e por seu pai duque Courland, dá a Hilarion a chance de vingança, desmascarando seu rival durante a festa, em que a Giselle é coroada a Rainha da aldeia. Realmente surpreendida com a realidade de seu amado, Giselle, muito amargurada, começa uma dança frenética, enlouquece e se suicida com a espada de Albrecht.  Assim da-se término ao primeiro ato.

  
Obs:  Na versão atual apresentada, Giselle morre por ataque cardíaco. (Nas curiosidades temos as explicações)

Segundo ato: 
À meia noite, na floresta, em meio à arvores retorcidas e um clima triste, se passa o baile mágico da Willis, espíritos de moças que morreram antes do casamento. Para vingar-se, ela obrigam os rapazes que encontram no caminho à dançarem até a morte. 

Neste lugar, Hilarion está em vigília na sepultura de Giselle. Surge então uma sombra pálida e clara, é Mirtha  a rainha das Willis. Em seguida, aparecem as outras Willis que se aproximam e se reúnem à volta dela. Logo após, elas tiram Giselle de sua sepultura para começarem seus ritos. Albertch aparece trazendo flores à Giselle e ela aparece para ele, que tenta pegá-la, mas ela desaparece e ele sai á sua procura.


ballerina, ballet, gif, giselle
Neste momento, Hilarion é pego pelas Willis. E Mirtha, a rainha, ordena que ele dance até que fique completamente exausto. As Willis começam então uma orgia alegre, dirigida por sua rainha, quando uma delas descobre Albercht e o traz até o circulo mágico. Mas no momento em que Mirtha vai tocá-lo, Giselle se lança à frente dele, protegendo-o com a cruz de seu túmulo. Até o momento em que surge Aurora, quebrando o poder de Willis.
                       
                               Fatos de curiosidades:
  •             Considerado um dos maiores balés românticos, Giselle foi estreado em Paris em 1841. Originalmente coreografado por Jean Coralli e Jules Perrot, a ver~soa mais recente foi coreografado por Marius Pepita para o Ballet Imperial.
  • Giselle gira em torno do tema de espíritos da floresta, as forças da natureza, a emoção, a morte. O segundo ato do balé, o ato das almas, é conhecido também como "Ato branco".
  • De acordo com algumas bailarinas, a "Ato branco" de Giselle, é tanto mais difícil, pois já dançaram o primeiro ato e por serem almas não podem demonstrar esforço físico de forma alguma.
  • O papel de Giselle é um dos mais procurados no Balé. Para ganhar o papél, a bailarina deve ter: muita graça, expressão, técnica perfeita e habilidade em dramatismo. 
  • A versão que vemos hoje não é semelhante à original, pois na estréia do ballet o suicídio de Giselle com a espada causou grande impacto. Esse foi o motivo de na remontagem da coreografia, ser trocado o suicídio pelo ataque cardíaco.
                   
Espero que tenham gostado, votem!  Qual será o próximo ballet que vamos falar aqui?   
                                                                          Beijos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)

ATO I: Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato. O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral: 1. A árvore de natal . As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes. 2. Marcha . As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala. 3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas . As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma me...

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (:

Porque parei de atualizar o blog?

  Olá bailarinas e bailarinos. Saudades de vocês!   Hoje venho declarar o motivo real de eu ter "abandonado" o blog. Bem, indo direto ao ponto, eu parei praticar balé. Algo estava me distanciou. Não era preguiça, era falta de vontade. E por alguns motivos "estudados", cheguei à conclusão de que ficarei parada por um tempo. Sim, eu amo balé demais, demais mesmo. Às vezes ainda alongo em casa, saio saltando por aí, ouço música clássica, faço  grand écart  pela casa e tudo mais. O costume permaneceu e o que tem aumentando é a saudade. Eu pretendo voltar sim, não sei quando e nem pra onde, mas voltarei. Quem sabe futuramente eu volte para o blog, né? Rs :/                                   Beijos.  ♥