Pular para o conteúdo principal

Importante: Use sua mente à seu favor!

     Já passou por aqueles momentos em que quase nunca falta à aula e ensaios, se dedica ao máximo e está sempre querendo aprender mais, porém nunca consegue o resultado desejado?    Nesse caso, o problema pode estar em sua cabeça, em sua mente. 
              Alguns psicólogos especializados em esportes, afirmar que bailarinos devem também treinar suas mentes, assim como treinam seus corpos.   Tente levar essas dicas abaixo com você diariamente.  Não sabem como é bom!


  • Definir metas e objetivos -   Já percebeu que quando você adquire certas metas você fica com o  grande objetivo de alcança-lás?     Se for assim, não estará sozinho em nenhum momento.    Especialistas criam metas (normalmente de longo prazo) e objetivos (que podem variar de tempo) que sejam bem desafiadores, mas ao mesmo tempo realistas.  
          Exemplo: "Vou melhorar meu colo-do-pé, vou me comprometer à fazer chinerina com o aumento constante de tempo diáriamente" isso é um objetivo, conseguir colo-do-pé, o que vai depender do tempo do seu comprometimento. 
              "Vou fazer um curso de balé clássico nas próximas férias" é uma meta. Você está aguardando as próximas férias para poder se jogar de cabeça com total comprometimento ao balé! 


  • Ter otimismo -   Assuma a grande responsabilidade de NUNCA pensar negativo. Sempre seja positivo(a) pensando que sim você pode e sim você consegue. Fique feliz e se dê os parabéns quando conseguir fazer algum passo e tem sempre fazer exercícios mais desafiadores sempre e sempre. Ao dizer ou pensar: "Eu posso fazer isso" quer dizer que você sabe que está ao seu alcance, tornando mais provável e prazeroso que você passe por essa etapa mais difícil. 
"Otimismo e um saldo positivo mental andam de mãos dadas, já que o seu cérebro libera substâncias químicas de bem-estar chamadas endorfinas, que ajudam você a concentrar-se na realização, em vez de derrota. Uma atitude negativa, por outro lado, apenas prepara-o para o fracasso."
                                                                         Blog:  coisinhas bailarinisticas

  • Visualize - A visualização baseasse em recriação de uma imagem ou experiência na mente, que muitas vezes pode estar ligada à experiências sensoriais, como: sentir, ver , ouvir ... Especialistas defendem o uso de imagens para melhorar e incentivar a execução das etapas, que melhoram também a qualidade de desempenho. Esse método pode deixar você mais tranquilo(a), te "ajudando" assim na hora de ter leveza e graciosidade. 
          Outro exercícios que pode fortalecer a conexão de seu corpo com a mente, é visualizar o movimento antes de executá-lo. Um exemplo é: visualizar como vai começar um giros e como vai finalizá-lo. Quando seu cérebro visualizar você fazendo uma pirueta perfeita, ele envia impulsos através do sistema nervoso para os seus músculos usados para fazer a pirueta e ainda ajudam na sua concentração. Quando for executar o movimento fisicamente, seu cérebro terá as "instruções" de como deve ser realizado e enviará sinais corretos para seus músculos, o que pode te deixar até mais tranquilo deixando assim você pensar em coisas mais importante, como por exemplo a coreografia. 


  • Sempre mantenha o foco -  No palco, se ficar se concentrando em seus erros, irá desviar completamente sua atenção, o que não é bom, pois pode fazer com que seu desempenho e emoção "caiam".  Não importa se era para fazer uma pirueta tripla e fez uma simples, todos os bailarinos já passaram por isso, todos já cometeram erros. Continue dançando como se nada tivesse acontecido, afinal com questões de coreografia, muitas vezes o público nem sabe se vai vir um salto ou battement, então não se preocupe. Preocupe-se apenas em demonstrar para o público que ali está fazendo o que ama de paixão e ninguém vai lembrar do erro. Além de ser bem mais profissional. 

                            Saia do palco com a cabeça erguida! 

                               

                                                                            Beijos, xoxo! :)

Comentários

  1. Olá, primeiramente, que blog mais lindo, essas fotos do lado me encantando...
    Achei o blog por acaso, e segui, adorei os textos, e esse post está me ajudando bastante!!!

    Beijinhos, Geisa!

    www.arotinadeumabailarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida. Muito obrigada pelos elogios, você é uma fofa! É tudo feito com muito carinho, em especial para cada um de vocês. Não esqueça de voltar sempre para acompanhar de pertinho . Vou dar uma espiadinha no seu blog.
      Beijinhos! :)

      Excluir
    2. Lindo seu blogger realmente vc me conheceu eu sou lá do blogger http://avalsadabailarina.blogspot.com.br estamos dando ideias umas para a outra entra lá no bate papo estou te esperando !!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acessórios de dança Collant, sapatilha e coque são obrigatórios numa aula de ballet. Mas acho que todas nós, bailarinas, adoramos usar acessórios, certo? Atendendo a um pedido bem antigo, hoje falarei sobre algumas das peças que podemos investir para tornar nosso uniforme mais divertido. Meia calça e polaina:  meia calça é fundamental! Na minha academia é item obrigatório. Acho bastante feio bailarina que não a usa. Não é importante apenas pelo lado estético; a meia calça protege mais os pés em relação a ponta (acho super desconfortável usar sapatilhas sem meia calça!) e mantém as pernas mais aquecidas. Já a polaina pode ser um item opcional se você usa a meia calça. Eu as usava em dia de aulas mais longas e cansativas. Muitas pessoas dizem que elas aquecem bem as pernas, e até podem evitar lesões. Além desses benefícios, elas não são umas graças? Saias:  particularmente, adoro saias de ballet. Essa peça é bastante delicada, ainda mais quando é transparente, como nas fotos ao lado. Al

Dança a Carater

Algo para quem não sabe muito sobre dança a carater: As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho. Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na

3° - Ballet Giselle

Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês! Primeiro Ato:  Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle. Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros.  A chegad