Pular para o conteúdo principal

Como amarrar a fita da sapatilha de ponta corretamente :

As fitas da sapatilha de ponta corretamente amarradas deixam o pé da bailarina com boa aparência além de evitar que se machuque caso essas durante a aula, ensaio ou apresentação se desamarrem (O que não é muito raro de se acontecer)
Mais para falar aqui de como amarrar corretamente primeiro devemos começar pela parte de costurar as fitas e  o elástico pois se esses não forem corretamente costurados na hora de amarrar não vai conseguir que saia da maneira correta.
A seguir então um tutorial de costura de elástico, fitas e enfim de como amarrar:
Um estudante que seja maduro e responsável o suficiente para começar o trabalho de pontas deve também aceitar a responsabilidade de prepará-las e de importar-se com elas.
Com contribuição de : http://planoballet.blogspot.com/
Costurando as fitas:
Duas fitas cor-de-rosa de cetim (cada uma medindo mais ou menos 50 cm) são necessárias para cada sapatilha de ponta. Esta fita é brilhante em um lado e áspera no outro. O lado áspero será colocado para dentro (de encontro ao pé) para ajudar a firmar a sapatilha.

1) Pegue a sapatilha e dobre o salto (a parte de tecido que envolve o calcanhar) para frente, em direção à sola. Coloque a fita dentro da sapatilha, logo depois da dobra do salto, e marque levemente a sapatilha com uma caneta ou um lápis.


2) Para certificar-se do acerto na marca, observe se ela está próxima da costura lateral da sapatilha (aquela que todas têm). A marca deve estar ou no meio da costura ou um pouco antes dela, em direção ao calcanhar.
3) Ao costurar, não se esqueça de que o lado brilhante da fita deve ficar para fora. Costure sempre no contorno da fita. Atravesse toda a espessura da fita, mas somente o forro branco da sapatilha. Os pontos não devem atravessar o cetim.

4) É bom também “entortar” um pouco a posição da fita, deixando-a na diagonal, já que essa é a  posição de amarrar as fitas. Tenha também o cuidado de não costurar o elástico da sapatilha, porque isto impedirá o ajuste apropriado. Você saberá que furou o elástico se for difícil puxar a agulha na volta da costura.


5) Para impedir que as fitas desfiem, ponha fogo em suas extremidades (mas muito rapidamente, e bem pouquinho!). Cuidado: isto deve ser feito somente por um adulto. Também pode-se passar esmalte para evitar tal fato.
Costurando o elástico
O comprimento de elástico depende muito da sua elasticidade e do tamanho do seu pé. Normalmente, usam-se uns 12 cm para cada sapatilha. O elástico deve estar razoavelmente apertado (mas não o bastante para parar a circulação!). Comece da mesma maneira que começou para fixar as fitas: dobrando o salto em direção à sola. Dessa vez, coloque o elástico mais perto do calcanhar, e não na direção dos dedos. Na costura deste, também deve haver um pequeno ângulo de inclinação. Não se esqueça de não costurar através do cetim da sapatilha, assim como nas fitas.

Durante o uso da ponta, o dançarino deve sempre verificar suas fitas e elásticos, e ajustá-los se for preciso, antes que se desgastem de vez e rasguem.
 Como amarrar a fita da sapatilha
Existem algumas formar de fazer isso, de acordo com cada escola em que se estuda.
Eu aprendi a amarrar a fita na escola da D. Toshie Kobayashi, e assim aprendemos também para os exames da Royal. Começa-se com a fita do lado externo do pé, e o nó fica do lado de dentro. Acho que fica um acabamento muito bonito e firme
1. Passe a fita do lado de fora por cima do tornozelo, dando uma volta passando o restante por baixo da fita.
2. Passe a fita no lado de dentro por cima do tornozelo dando duas voltas e amarre o restante da fita.
3. Faça um nó na fita e esconda a ponta por baixo da fita que está no tornozelo.
Há um vídeo que postarei em seguida  a esse post ele está no endereço : http://www.youtube.com/watch?v=2yT6kao1y-c&feature=player_embedded
Onde há dicas valiosas de como amarrara sapatilha eu inclusive uso o primeiro modo que a bailarina mostra, com uma variação: o “nó” que eu dou com as fitas e na parte de trás do calcanhar e não ao lado como ela faz e depois escondo as sobras de fita ao lado. Pois na minha opinião dando o “nó” e escondendo as sobras da fita no mesmo lugar o volume fica maior. E não apertem muito pois durante os passos pode prejudicar a circulação sanguínea, machuca dói, e causa até dores de cabeça. 
 Fonte:   http://dicasdeballet.tumblr.com/post/16766304511/ask-resposta-como-amarrar-a-sapatilha-de-ponta  (Sou uma das moderadoras de lá.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)

ATO I: Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato. O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral: 1. A árvore de natal . As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes. 2. Marcha . As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala. 3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas . As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma me

3° - Ballet Giselle

Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês! Primeiro Ato:  Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle. Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros.  A chegad

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (: