- Não tenha vergonha, deixe a emoção transparecer no seu rosto e corpo , busque-a no fundo de sua alma; Isso mesmo que acabou de ler,não tenha vergonha , imagine como um bailarino(a) ou a personagem estaria se sentindo , como estaria o rosto dela , e traga para fora , viva a dança. Veja como exemplo esse gif do ballet “Lago dos Cisnes” :
- Dicas para conseguir ter uma expressão facial agradável:
Observem a imagem acima. Percebam a expressão dessa bailarina. Concerteza ela provoca uma sensação a quem está assistindo a sua dança. Esse é um grande exemplo de como tem que ser a presença no palco , a todo momento com sua expressão para o público entender o que está acontecendo e o que sua personagem está sentindo, o dever da expressão é além da tecnica mostrar para a plateia o que está acontecendo , o que está interpretando.
Para ajudar você aqui vão algumas dicas:
Notem que a expressão da bailarina (imagem do filme “cisne negro”) é de dor , sofrimento , pois é uma pobre menina que foi transformada em cisne e quando podia ser libertada foi enganada por irmã má … Odile (da imagem abaixo)
Vejam essa agora:
Observem agora, essa é a mesma bailarina, com uma expressão totalmente diferente da primeira. Percebam o sentimento de maldade, sedução e poder; Totalmente diferente da primeira imagem. Para ser uma boa bailarina deve-se saber desempenhar papeis , pois parte do seu esforço é pra isso mesmo. Ah , uma observação: No filme , a bailarina “Nina” interpretada por Natalie Portman, no começo do filme , também tinha essa dificuldade com sua expressão (no caso para o papel de Odile) e quase perdeu seu papel.
- Deixe a melodia lhe envolver , se necessário , feche até os olhos;
- “Dê” o que a música pedir , com toda atenção da para saber o que ela pede;
- Liberte-se, sinta-se livre, só você está dançando, o palco é seu!;
- Pratique emoção e expressão facial durantes o ensaios e aulas, em qualquer lugar;
- Não use a expressão exageradamente! Pois pode ter efeito contrário e não lhe satisfazer.
Mais uma dica:
*Seja capaz de criar uma ilusão psicológica onde você envolverá o público receberá dele a energia e a devolverá novamente em forma de gestos.
*Uma experssão não pode ser imitada, você tem que “criar” a sua , não pode ser sempre “a mesma coisa”. Tenha o cuidado de encontrar o equilíbrio. Como tudo no ballet a expressão facial deve ser praticada tanto quanto a técnica em si.
A expressão facial te levará para o próximo nível e para o sucesso em sua escola
Comentários
Postar um comentário