Pular para o conteúdo principal

Ballet adulto : Benefícios e dificuldades.

O balé  adulto para alguns bailarinos não passa de uma grande dificuldade. Já para outros é a realização de um sonho poder estar fazendo balé mesmo que pareça ser tarde. 

Por que é tão difícil ao iniciar?

A Primeira dificuldade está na nossa mente, pois, há a tradição de se pensar que só as que iniciam ainda crianças tem verdadeiro potencial para alcançar um bom nível técnico no ballet.
ERRADO.

E qual então a diferença e a importância de se começar ainda criança?

 A infância é a fase do nosso corpo onde ainda não temos padrões posturais, encurtamentos, rigidez… ou seja fase da vida onde nosso corpo é mais moldável, maleável… onde um bom trabalho muscular transforma mais facilmente nosso corpo, e o tempo que leva não parece uma eternidade pois temos toda a eternidade pela frente, afinal estamos crescendo.
Já para o adulto isso muda de figura. Já temos padrões posturais, posturas emocionais, deformidades ósseas, encurtamentos, algumas vezes doenças articulares e ósseas… ou seja tudo isso: DIFICULTA MAS NÃO IMPEDE.
Pois o trabalho do ballet de dar uma nova interpretação muscular ao seu corpo pode amenizar e até mesmo resgatar um corpo mais saudável.
O adulto tem maior consciencia corporal, e se não tem, tem mais facilidade em se concentrar e se descobrir. Já conhece seu corpo, ou está o descobrindo de forma diferente, com mais interesse e vontade.
Então quanto a flexibilidade não se desesperem porque o trabalho muscular de alongamento, fortalecimento, tonicidade, flexibilidade é um trabalho diário.
Aqui vão umas das coisas mais importantes na aula adulta de ballet:
  •  Assim como para todos as turmas na fase de aprendizado de balé , é importante: bom conhecimento do professor.
  •  O professor não pode exigir demais de um aluno iniciante. Especialmente de adultos que não terão a mesma facilidade de desenvolvimento no balé como pessoas que começaram mais cedo. E também o professor não pode deixar a turma “de lado” como se não fosse importante e ele estivesse perdendo o tempo dele.
  • Tem que haver dedicação e paciência de ambos (professor e aluno) .
  •  O professor tem que incentivar e influenciar o aluno à não desistir facilmente pela idade.
  •  Converse com seu professor à respeito de suas duvidas, dificuldades, curiosidades e etc … É bom e importante ter esse contato. 
Os benefícios do ballet para quem o pratica seja adulto ou não:
  1. Exercício:O balé é um ótimo exercício para o corpo. O balé exercita cada parte do corpo: a musculatura, a postura, a firmeza , leveza , precisão e trás até uma melhor disposição.
  2. Flexibilidade:Conseguir fazer algumas coisas simples mas que no caso de algumas pessoas elas não conseguem à muito tempo: encostar a mão no pé, colocar a mão nas costas, se esticar para amarrar o sapato… Consequência natural disto: sua vida pessoal vai melhorar, com você fazendo suas tarefas do dia a dia com mais facilidade e suavidade.
  3. Postura:É bom para que tenha uma postura elegante, ande com confiança e se duvidar até com menos dores? O balé é perfeito para isso.
  4. Exercício para a mente:A sequência de passos , a execução do mesmo , nomes e música exigem muita atenção e concentração para serem decorados e aprendidos. É um ótimo exercício para a mente.
  5. Coordenação motora:Os movimentos , selecionando e ordenado de maneiras totalmente diferentes partes do corpo, é uma capacidade que se adquire aos poucos com as aulas de balé através dos exercícios e passos desta das sequencias e danças . É dividido em coordenação motora fina, que está relacionada com a implementação do controle de movimentos musculares, particularmente das mãos e pés combinados com a visão. E coordenação motora grossa, que se refere ao envolvimento de grandes massas musculares para a execução de movimentos que exigem precisão.

Beijos a todos e todas.

Escreveram este post: Senenje Afonso / Izabella Aquino

Comentários

  1. Olá!!! Adorei o post! Deixei de fazer aula de balé pq a professora, na primeira aula, disse que era ilusão acharmos que chegaríamos a um bom nível... Mesmo já tendo 30 anos meu sonho sempre foi dançar! Lendo o que escreveram, fiquei animada de novo para voltar! Obrigada!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)

ATO I: Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato. O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral: 1. A árvore de natal . As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes. 2. Marcha . As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala. 3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas . As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma me

3° - Ballet Giselle

Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês! Primeiro Ato:  Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle. Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros.  A chegad

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (: