Dica: Alongar antes de suas atividades físicas ou diariamente quando acordar é muito bom para o corpo. Além de tirar as tensões e relaxar os músculos, previne possíveis lesões e ainda melhora a sua flexibilidade.
- Um bom alongamento leva cerca de 15 à 30 minutos;
- Não tenha pressa em se alongar, fique pelo menos uns 8 segundos em cada exercício;
- O alongamento para o seu próprio bem, deve ser algo: relaxante, prazeroso. Não pense só em flexibilidade.
- Respira profundamente durante o seu alongamento ;
- É completamente normal sentir dor no dia seguinte de um bom alongamento, ainda mais se for iniciante. Mas não se engane: Se for iniciante e não sentir nenhuma dor, deve estar se alongando incorretamente.
- É importante que saiba seus limites, não force mais d que deve, se esse for o caso , a probabilidade de uma distenção ou lesão muscular é maior, o limite é diferente para cada corpo.
- No momento em que estiver se alongando é normal sentir dor no músculo em que estiver forçando.
Alguns alongamentos:
1- Faça a posição de borboleta, balançando a perna para cima e para baixo, aproximando o joelho o máximo que conseguir do chão. Depois, pare de balançar e tente encostar o peito em seus pés, no começo tente encostar apenas a cabeça. Faça isso bem devagar e não perca a postura, mantenha as costas retas , demore um oito segundo.
2- Estique uma perna à frente e deixa a outra ao lado , flexionada, tente não retirar o joelho esticado do chão. Com as duas mãos na meia-ponta do pé ou no arco, estique a coluna e fique por 8 segundo; depois tente encostar o rosto em seu joelho e fique lá também à cerca de 8 segundos. Em seguida ponha a perna flexionada sobre a perna esticada e faça o mesmo, demorando 8 segundos no mínimo.
3- Estique uma perna ao lado e coloque a outra na frente, flexionada; tente não tirar esse joelho (o que está esticado) do chão (como na imagem abaixo). Mantenha seu corpo ereto e tente encostar a mão na perna que está esticada, passando o braço por cima da cabeça. É importante que não deixe as costas e nem o braço de "qualquer jeito"; você tem que estar completamente alongada e também tem que conseguir olhar para o teto, caso não consiga o exercício estará errado. Mantenha-se nessa posição por 8 segundo.
4- Da posição do exercício 3, apenas vire-se para frente da perna flexionada, como na foto. Estique bem as suas costas e ponha o seu peso na perna que está na frente, como se alguém estivesse lhe puxando, respire lentamente e sentisse seus músculos se alongando; Fique por 8 segundos.
5- Abra suas pernas o máximo que conseguir e respire bem lentamente durante uns 8 segundos com o tronco reto. Depois tente encontra a mão no pé de lado contrário passando por cima da cabeça (como exemplo: encostar a mão direita no pé esquerdo). Não dobre as costas nem o braço , você tem que conseguir olhar para o teto facilmente. Demore cerca de 8 segundos.
Continua ...
Comentários
Postar um comentário