Pular para o conteúdo principal

O que é en dehors? Como faço para ter?

   Olá, bailarinos e bailarinas. Hoje venho falar do tão desejado en dehors dentre os bailarinos.  Vou começar com uma pequena termologia sobre o que en dehors e depois alguns exercícios bem simples que podem te ajudar para o melhor desenvolvimento do mesmo. 
                
            Termologia do Balé 

Letra: D
 Dehors (En):  En dehors é literalmente traduzido como: para fora . Basicamente é manter os calcanhares, joelho e coxas viradas para fora durante a execução dos exercícios. Porém, manter esta posição não é nada fácil, pelo contrário , é trabalhoso. É necessário uma boa colocação do quadril, pernas, coxas e uma excelente postura. Ou seja, considerando que necessita-se de tudo isso, o en dehors é a base para tudo no balé.
Bailarinas muito novas no balé, normalmente tem uma dificuldade com o en dehors no começo, nada que muita dedicação e treino não melhore. Para isso é necessário que se consiga a rotação do fêmur.
Uma outra coisa fundamental no en dehors é com certeza o encaixe do quadril, (mais adiante farei um post mais detalhado à respeito) sem este não teremos uma rotação do fêmur adequada. 
en dehors como podem ter notado, é questão de detalhes, como por exemplo, o encaixe correto do quadril, ocasiona a rotação adequada do fêmur e assim por diante … 
         
         Como podem notar, nesta imagem, o joelho de base e Svetlana está virado para fora. Ou seja: tudo no balé pode ser feito em en dehors.

       Alguns exercícios que podem melhorar seu en dehors 

   Não há exercícios que de certo irão melhorar seu en dehors , aqui vão alguns exercícios que podem melhorar a rotação do seu fêmur, e isso depende dos seus limites e da sua força de vontade. 
  1.  Borboleta 

Pois é, a famosa “borboletinha” que nos ajuda desde os primeiros dias de balé. Porém, dessa vez um pouco mais intensa. Fique “batendo” borboleta por um tempo, e depois vá à forçando o máximo que conseguir, tentando encostar no chão, em seguida, tente encostar o peito nos pés. 
                         mercado imobiliário mercado imobiliário mercado imobiliário
2.  Sapinho

Mais um exercícios muito famoso e útil no balé, é o sapinho, também é o melhor para o en dehors . Deite-se com o abdome voltado para o chão e vires os calcanhares, joelhos e coxas em en dehors. E depois puxe-os como se fosse “fazer” borboleta só que voltada para o chão. Como na imagem abaixo. E o bom é que pode fazer, vendo TV , ou mexendo no notebook, enquanto outra pessoa estiver ensaiando … Em diversos momentos. Faça com frequência.
                     
3. Assim como os dois exercícios acima, qualquer execício que faça com as pernas, calcanhares e coxas em en dehors estarás forçando. Exercícios paragrand écart também podem ajudar.
Veja esses links:
Link 1              
Link 2   
4. Como última e boa dica. É simples mas não tão fácil. Em qualquer exercício que estiver praticando, tente virar seu en dehors ao seu máximo mas não forçando demais. 
   
Importante:   É errado e perigoso forçar demais a rotação dos calcanhares, joelhos, coxas e fêmur. Com tempo a pessoa pode sentir muitas dores e até chegar a sofrer problema nos tendões, por contar de um peso numa região como o joelho. Com o tempo praticando o balé, você irá descobrindo seus limites. SEM EXAGEROS! 
                                               Beijos , até o próximo post! 
                                    Gif de Bailarina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1° Especial de repertório ... "O quebra-nozes" (Segunda parte)

ATO I: Composto por dois senários diferentes:  A casa do presidente durante a comemoração do Natale o mundo da fantasia em que o Quebra-Nozes à leva, que acaba se prolongando sobre o segundo ato. O primeiro senário é composto por sete "cenas" diferentes, antecedidos por uma Ouverture orquestral: 1. A árvore de natal . As cortinas se abrem e nos deparamos com uma a da residência do presidente do Conselho Municipal de Nuremberg, uma noite de Natal que acontece no início do século XIX. Os pais de Clara e Fritz (as crianças) terminam toda a decoração da árvore que vai se iluminando com a multidão de luzes e enfeites. As crianças fazem sua entrada com seus amigos e recebem seus presentes. 2. Marcha . As crianças colocam suas roupas "especiais" e marcham pela sala. 3. Brincadeiras das crianças e a chegada dos convivas . As crianças participam de uma dança cheia de alegria, que se transforma em uma polonaise majestosa no momento da chegada dos convidados, retomando uma me

3° - Ballet Giselle

Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês! Primeiro Ato:  Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle. Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros.  A chegad

Variação "Paysant I"

Oii pessoal ,  Boa .. haha . Bom , eu estava assistindo uns vídeos de ensaios esses dias , então decidi postar um vídeo que assisti muita & muitas vezes e eu gostei muuito. Com a Bailarina: Raylly Chags , do Studio de Dança de Fernanda Barreto . Que inclusive tem um fã-clube feito por mim, menina de treze aninhos super talentosa .. Confiram  :D                                                                    Beijo - Beijos (: