O que é en dehors? Como faço para ter?
Olá, bailarinos e bailarinas. Hoje venho falar do tão desejado en dehors dentre os bailarinos. Vou começar com uma pequena termologia sobre o que en dehors e depois alguns exercícios bem simples que podem te ajudar para o melhor desenvolvimento do mesmo.
Termologia do Balé
Letra: D
Dehors (En): En dehors é literalmente traduzido como: para fora . Basicamente é manter os calcanhares, joelho e coxas viradas para fora durante a execução dos exercícios. Porém, manter esta posição não é nada fácil, pelo contrário , é trabalhoso. É necessário uma boa colocação do quadril, pernas, coxas e uma excelente postura. Ou seja, considerando que necessita-se de tudo isso, o en dehors é a base para tudo no balé.
Bailarinas muito novas no balé, normalmente tem uma dificuldade com o en dehors no começo, nada que muita dedicação e treino não melhore. Para isso é necessário que se consiga a rotação do fêmur.
Uma outra coisa fundamental no en dehors é com certeza o encaixe do quadril, (mais adiante farei um post mais detalhado à respeito) sem este não teremos uma rotação do fêmur adequada.
O en dehors como podem ter notado, é questão de detalhes, como por exemplo, o encaixe correto do quadril, ocasiona a rotação adequada do fêmur e assim por diante …
Como podem notar, nesta imagem, o joelho de base e Svetlana está virado para fora. Ou seja: tudo no balé pode ser feito em en dehors.
Alguns exercícios que podem melhorar seu en dehors
Não há exercícios que de certo irão melhorar seu en dehors , aqui vão alguns exercícios que podem melhorar a rotação do seu fêmur, e isso depende dos seus limites e da sua força de vontade.
- Borboleta
Pois é, a famosa “borboletinha” que nos ajuda desde os primeiros dias de balé. Porém, dessa vez um pouco mais intensa. Fique “batendo” borboleta por um tempo, e depois vá à forçando o máximo que conseguir, tentando encostar no chão, em seguida, tente encostar o peito nos pés.
2. Sapinho
Mais um exercícios muito famoso e útil no balé, é o sapinho, também é o melhor para o en dehors . Deite-se com o abdome voltado para o chão e vires os calcanhares, joelhos e coxas em en dehors. E depois puxe-os como se fosse “fazer” borboleta só que voltada para o chão. Como na imagem abaixo. E o bom é que pode fazer, vendo TV , ou mexendo no notebook, enquanto outra pessoa estiver ensaiando … Em diversos momentos. Faça com frequência.
3. Assim como os dois exercícios acima, qualquer execício que faça com as pernas, calcanhares e coxas em en dehors estarás forçando. Exercícios paragrand écart também podem ajudar.
Veja esses links:
4. Como última e boa dica. É simples mas não tão fácil. Em qualquer exercício que estiver praticando, tente virar seu en dehors ao seu máximo mas não forçando demais.
Importante: É errado e perigoso forçar demais a rotação dos calcanhares, joelhos, coxas e fêmur. Com tempo a pessoa pode sentir muitas dores e até chegar a sofrer problema nos tendões, por contar de um peso numa região como o joelho. Com o tempo praticando o balé, você irá descobrindo seus limites. SEM EXAGEROS!
Beijos , até o próximo post!
Comentários
Postar um comentário